A GAROTA DE TREZE -- Lilian Reis





Oi Oi, Leitores!!


"Oi, meu nome é Luce. Odeio ter treze anos, ser chamada de pirralha e não ser popular."


Hoje a resenha é Teen. 
Vamos conhecer Luce, que está completando 13 anos e não está nenhum pouco feliz com sua idade. Na verdade ela queria ter 16. Em seu "mundinho" ter 16 anos significa viver a vida adoidado, sair mais, beijar na boca, viver a vida... ah, e poder usar maquiagem. Mas, com 13 anos, ela é totalmente proibida de fazer tudo isso por sua mãe totalmente, super, hiper protetora. 
Luce esta cansada de tantas regras e resolve burlar algumas. E isso irá trazer muitas consequências. Mentira atrai mentira e no final a bola de neve se torna impossível de se dissolver.


"Isso é querer muito? É o que toda adolescente quer: sair mais, tomar milk-shake, zoar, cantar numa roda de violão (amo cantar e ainda quero aprender a tocar), e conhecer garotos mais velhos. Já tô de saco cheio daqueles pirralhos de treze, que só ficam me zoando. Ok, tenho treze também, mas juro que sou mais madura!"
(Luce, pag. 15)

A confusão toda começa quando Luce e sua bestfriend, Rafa, vão ao shopping e luce ganha de presente um tutorial de make em si própria que a deixa com rosto de dezesseis anos. Encantada com a transformação que a maquiagem proporcionou, ela compra todos os itens que usou e, ao chegar em casa, esconde tudo de sua mãe. Ela não pode nem sonhar que Luce tem tudo aquilo. 

Lindas e poderosas, aparentando ter dezesseis, Rafa sugere a Luce que elas passem em um Pub super badalado pelos adolescentes para fechar a noite com chave de ouro. Lá, uma banda de lindos e encantadores meninos tocam e agitam a galera. Luce se encanta com o vocalista da banda. Ela sempre quis ficar com meninos mais velhos.

"A voz dele é linda, me lembrava a do Chad Kroeger, que eu amava. (...) Tinha impressão de que cantava e me olhava. (...) Até a Rafa percebeu. Aquele olhar me arrepiou até a sola dos pés. Ele devia ter dezoito anos."
(Luce, pag. 40)

Uma nova oportunidade de se verem surge quando essa mesma banda vai tocar na festa da escola de Luce e seus olhares se encontram novamente. Mas Luce não acredita que um menino tão lindo e mais velho esteja lhe paquerando. Ela acredita que ele só está lhe olhando por ela estar "fantasiada" de 16. Os dias se passam e luce se inscreve em um curso de música para aprender a tocar violão. E... tcham tcham tcham tcham... adivinha quem é o professor? Sim! O tal carinha, vocalista da banda, super gato de 18 anos. Luce agradece aos céus por estar maquiada, com rosto de 16 e o rapaz que se chama Noah, realmente acredita que luce tem +ou- essa idade.

Ao passar dos dias Luce e Noah vão se conhecendo e a paquera acontecendo. Luce não consegue evitar mais uma mentira quando Noah pergunta sua idade, pois, a vontade de beijar juntando com a lindeza dele fala mais alto aumentando sua bola de neve de mentiras.

"Melou total. Nunca tinha pensado tão rápido em toda a minha vida. Me perdoa de novo, Deus! Respondi sem respirar: 
-- Tenho dezesseis
Ele puxou o ar. Também parecia tenso. Pronto. eu poderia ter começado com o pé direito e dito a verdade, mas não. Meu Faz de conta só estava começando. Engoli em seco e decidi perguntar a idade dele também."
(Luce, pag. 123)

E a partir daí vocês já podem imaginar as confusões que essa garotinha disfarçada de "adulta" vai se meter. 

O livro é engraçado, envolvente, leve e extrovertido. Típico de crise pré-adolescente. Totalmente recomendado para todas as idades, principalmente para a galera Teen. Uma ótima sugestão para presente também. 

Amei o livro, amei a capa, amei o conteúdo e o tema abordado. Dei altas risadas e me apaixonei pelos personagens secundários. Espero que vocês também gostem pois, mesmo sendo um livro para a galerinha mais nova, todos os adultos podem ler. 

Boa Viagem... Boa Leitura!!!

Autora: Lilian Reis
Editora: Mundo Uno Editora (Selo Jovem)
Páginas: 220
Ano: 2016
Gênero: Youing Adult

SINOPSE:

Oi, meu nome é Luce. Odeio ter treze anos, ser chamada de pirralha e não ser popular, mas, Acima De Tudo, odeio nunca ter sido beijada! Só tenho uma amiga de verdade, a Rafa, e um amigo apaixonado que tenta de todas as formas chamar minha atenção, o Bruno. Ele é pra lá de fofo, mas não gosto de garotos tão novos, entende? Minha vida sem graça começou a mudar quando botei os olhos no vocalista de uma nova banda. Nossa. Que gato! Eu já queria fazer aulas de violão, mas, depois que ouvi o carinha, decidi me matricular. Quase caí dura quando descobri que ele era o professor! Pelamordideus! Além de atencioso, paciente e lindo, tocava MUITO! Fiquei maluca por ele, tão maluca que decidi trapacear. Eu só não imaginava que as consequências seriam tão desastrosas!

Nenhum comentário